EXERCÍCIOS FÍSICOS: DICAS PARA SE COMPROMETER À UMA ROTINA DE ATIVIDADES

16 | 04 | 2018
EXERCÍCIOS FÍSICOS: DICAS PARA SE COMPROMETER À UMA ROTINA DE ATIVIDADES

Todos sabemos que a prática de exercícios físicos traz benefícios à saúde, como a melhora do sono e do humor, o emagrecimento saudável e a diminuição no risco de doenças cardiorrespiratórias. Mesmo assim, muitos de nós encontram dificuldade em manter uma rotina diária de prática esportiva, seja pela escassez de tempo ou falta de motivação. É bem verdade que a correria do dia a dia é exaustiva, mas não podemos perder de vista o mais importante: nós mesmos. Afinal, alimentar-se direito, dormir e ser ativo são essenciais para o nosso bem-estar. Reunimos algumas dicas para encorajar a si a persistir numa rotina diária de prática de exercícios físicos.

- Busque a atividade ideal para si: escolha uma atividade física com a qual se identifique, tenha prazer e goste de fazer. Isso aumenta a chance de persistir e encontrar tempo para praticar o exercício.  

- Estabeleça o melhor horário: existem dois tipos de pessoas: as diurnas e as noturnas. Se você não tem problemas em acordar cedo e sente-se mais disposto pela manhã, opte por realizar atividades físicas nesse período. Já se o seu nível de energia aumenta conforme o passar do dia, escolha praticar exercícios ao final da tarde, mas não próximo ao horário de deitar-se. Não esqueça: conhecer e respeitar o relógio biológico reflete no bem-estar.  

- Não foque apenas na perda de peso: registrar seu progresso é importante, mas não se preocupe se os resultados demorarem a chegar. Estima-se que são necessárias cerca de oito semanas de exercícios para conseguir algum resultado visível. Procure se pesar apenas a cada quinze dias. Vale sempre lembrar que o foco é o bem-estar e a qualidade de vida.

- Respeite orientações médicas: para que a prática de exercícios resulte em benefícios à saúde, é fundamental obedecer às recomendações médicas. Procure consultar-se antes e verificar quais são as atividades mais adequadas para si.

- Alimente-se bem, durma o necessário e beba água: alimentação saudável, sono reparador e hidratação são essenciais para o bom funcionamento do organismo. Por isso, consuma pratos nutritivos, durma cerca de oito horas por dia e beba, no mínimo, dois litros de água por dia.

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